10 de Julho – Dia da Pizza !!!

10 jul
Huuuummm Hoje é dia da Pizza !!!
Quando me mudei para São Paulo a doze anos atrás, acha muito engraçado que todo o domingo era dia de Pizza por aqui, e além disso, achavam uma afronta quando eu pedia um catchup ou uma mostarda para colocar no meu pedaço. Não entendia muito o porque mais acabei me acostumando, e hoje casada com um Paulista, já estou super adaptada a essa tradição Paulistana.
E hoje como todo domingo, quando ligamos para pedir nossa Pizza semanal, tivemos a notícia que teríamos 50% de desconto no nosso pedido, porque hoje é o dia da Pizza !!! Que felizzz pensei. E como estava em frente ao computador fazendo os posts da semana, não tive dúvida que o post de hoje seria o dia da Pizza !!
Pesquisando um pouco na internet, achei uma história muito bonitinha.

Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .

Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.

Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.

Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos.

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

E este ano, o dia da Pizza, caiu justamente no domingo, dia oficial da Pizza em São Paulo.

Então boa pizza para todo mundo!!!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: