Yves Saint Laurent – Exposição e História

31 ago

Neste domingo dia 29 de Agosto, foi  o último dia da exposição da obra de Yves Saint Laurent no museu Petit Palais em Paris na França.

A exposição ficou do dia 11 de março a 29 de agosto, e mostrou um resumo de toda a obra do estilista. Eu particularmente amaria ter ido, pois sou muito apaixonada pela história dele desde um trabalho que precisei fazer sobre a vida de Yves (intima eu né?) para a faculdade de moda.

Mas eu tive a sorte de uma amiga muuito querida a Mayara, ter ido para Paris e conseguido visitar a exposição, me contar detalhes e ainda me trazer um catálogo falando da história e da exposição. Obrigada Má.

Petit Palais – Museu da exposição

Visão mais próxima do museu. Muuito lindo né?? Amo esses detalhes dourados. É o que eu mais amo em Paris, tudo é dourado!!

Coleção de 1968 – A modelo Veruschka posa com a lendária Saharienne que virou um clássico de Saint Laurent.

Este vestido também ficou muito famoso, inspirado nos quadros do artista plástico Mondrian.

” For a woman the tuxedo is indispensable: She will feel permanently in fashion because it is a style item, not a fashion one. Fashion changes, but style remains.”

Yves Saint Laurent

Desenho da coleção de alta costura de primaver-verão do ano de 1988 – Não é a coisa mais linda?? Olha os detalhes dos tecidos. Amooo.

Coração Fetiche – Esta jóia, incrustada de diamantes, rubis e perolas, foi desenhada por Saint Laurent para o seu primeiro desfile, e simboliza seu amor pelas mulheres. Virou um amuleto da sorte, e entrava no final de cada desfile.

Um pouco da História!!

Yves Sant Laurent nasceu em 1936, em Orion na Argélia. Foi jovem para Paris estudar moda, e em 1957 aos 21 anos, Saint Laurent assumiu  a Casa Dior em Paris após a morte repentina de Christian Dior.

Em 1962, após adoecer  e ser hospitalizado durante o serviço militar, e perder seu lugar na Dior, Yves Saint Laurent e Pierre Berge (seu eterno companheiro) abrem com um desfile super aplaudido, sua própria maison.

YSL foi sempre inovador, acreditava que a roupa devia estar a serviço da mulher, e não o contrário .  Foi o primeiro estilista a abrir uma butique de prêt-à-porter fora de sua maison de alta-costura. Dizia que moda e arte andavam juntas, e se inspirou muito nas artes de Mondrian, Picasso, Goya, Matisse entre outros.

Colocou desde 1966 a calça como peça fundamental no guarda-roupa das mulheres modernas, e lançou o terninho feminino. Um clássico até os dias de hoje.

YSL morreu aos 72 anos em casa, no dia 1 de junho de 2008. O coração fetiche reapareceu no dia de seu enterro, na modelo Catherine Deneuve, que foi sua grande amiga.

A exposição foi não só uma mostra de toda sua arte, mas também uma homenagem a este artista incrível!!

2 Respostas to “Yves Saint Laurent – Exposição e História”

  1. Mayara Bernardes setembro 1, 2010 às 14:45 #

    Cá! Amei o post! Parabéns! Fiquei super feliz de poder ajudar de algum jeito!=)
    E nem preciso mais te falar que o blog está lindo, né?! Uma delicia de ler!
    Muitos beijo!

    • Camila setembro 6, 2010 às 11:59 #

      Oi Má, que bom que gostou!! Eu amo falar sobre o YSL ele é tudoo!!!
      Ameeei sua ajuda. Suuper beijo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: